Exposições, bailes, oficinas de dança, gastronomia, música de tradição, animação de rua, artesanato, passeios, feira do livro são propostas desta edição. Saiba mais sobre cada uma das atividades e não deixe de ver e participar nas que mais lhe agradem.

Animação musical

GALISSÁ & GIL NAVE

Guiné-Bissau / Portugal
José Galissá e Gil Nave juntam-se num projeto de sonoridades excecionais. Do kora, instrumento de 22 cordas, emanam ondas melódicas e harmónicas de timbres cristalinos que se cruzam com o rugoso e improvisado voo solista do saxofone. Uma fusão que resulta num som particular feito de gritos e sussurros, lamentos e risos, numa fluência de mar e vento, terra e fogo.
13 SET Café Mediterrâneo 00H00

"MODAS E ADUFES" DE PROENÇA-A-VELHA

Portugal
Formado em 2006, o Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha, "Modas e Adufes" assume um importante papel na preservação e divulgação do património tradicional, legado dos seus antepassados. Os trajes, os usos e costumes, os cantares, e a dinamização do Adufe, instrumento típico da Beira Baixa, são parte dessa riqueza cultural que tem passado de geração em geração.
14 SET Jardim do Padrão 18H30

TRIO ALCAT IFA

Portugal
Ritmos orientais com pinceladas de bailarico, para dançar sozinho ou acompanhado, com ou sem modismos. Trio Alcatifa são Dr. Alban, no trompete, Dr. Bombazine, no saxofone e Dr. Rashid, no teclado mágico que comanda as manobras acrobáticas da Alcatifa.Uma noite que promete muita festa e dança.
13 SET Anfiteatro Municipal e Tenda do Largo do Padrão 23H00
14 SET Praça da República (Feira da Terra e Velharias) 11HOO


PECES

Companhia de Teatro de Rua - Sarruga Produccions - Catalunha
Originalidade é o que não falta à companhia de teatro de rua Sarruga Produccions. "Peces" é a sua última produção e uma arrojada visão do fundo do mar: cardumes de peixes, vermelhos e amarelos, medusas e tubarões movemse em engenhosas construções em ferro, manipuladas por uma equipa de atores. Como um peixe na água movem-se entre a multidão, criando um espetáculo de grande impacto visual.
14 SET Praça da República 23H00

Bailes

CARAVANA TRAD

Bem-vindos a bordo! Desapertem os cintos nesta caravana e preparem-se para uma viagem sem fronteiras entre o imaginário e os pés na terra. Ao volante encontrarão Eva Parmenter, que compõe grande parte das melodias ao som de uma concertina temperamental, Miguel Gelpi, no bem alto contrabaixo, Ricardo Brito, o esvoaçante improvisador na Guitarra e Gaita, e Baltazar Molina, nas percussões ansiosas para a viagem.
13 SET Tenda do Largo do Padrão 23H30

ZLABYA

"Zlabya" nasceu em 2007 e dedica-se à música tradicional para dançar. Com um estilo pouco comum apresenta um repertório onde são evidentes as influências europeias. Zlabya contribui para a tradição: inovando. O grupo transforma a música tradicional em composições com influências jazz, preservando o espaço para a improvisação, tornando cada baile único.
14 SET Tenda do Largo do Padrão 00H00

PARAPENTE 700

Quando a música traz as danças daqui e de acolá, abraçadas pelo encontro entre um violino e uma concertina, entre mazurkas de água, polskas de ar, círculos de terra e scottishes de fogo, renova-se, interpreta-se e cria-se. "Parapente 700" transforma músicas tradicionais de outrora e compõe outras, fundindo as inspirações atuais com os traços do passado.
15 SET Tenda do Largo do Padrão 16H30

Cante alentejano e viola campaniça

Nesta Planície Mediterrânica relembra-se a tradição musical da região, num claro contributo pela sua preservação e continuidade. Pela voz dos grupos corais ouvir-se-á a força e a excelência do cante alentejano, candidato a Património Cultural Imaterial da Humanidade, enquanto a Viola Campaniça, instrumento de eleição da tradição musical exibirá o trinar das suas cordas. O convite é para que se prove e se ouça a tradição oral de que vive Castro Verde e que se embarque num conjunto de músicas e modas que são parte do Cancioneiro Tradicional do Alentejo.

Concertos

Campaniça Trio

Alentejo, Portugal
Constituído por jovens tocadores e cantadores da região - Pedro Mestre, David Pereira e Zé Diogo Bento – Campaniça Trio aposta na preservação e divulgação do mais emblemático legado musical da região, o Cante Alentejano e a mestria do toque da Viola Campaniça, viola de arame típica do Baixo Alentejo. O grupo apresenta-se em "trio" e toca temas do repertório tradicional do Alentejo. Um espetáculo onde a tradição e a inovação se fundem num misto de encanto e beleza musical.
12 SET Cineteatro Municipal 21H30

MYTHOS DO 7SÓIS

Mediterrâneo
Projeto original do Sete Sóis Sete Luas que conjuga diferentes estilos musicais do Mediterrâneo e que é fruto da residência artística que decorreu em Castro Verde nos dias que antecederam o Festival. Com direção do português André Santos, "Mythos do 7Sóis" reúne em palco Francesca Incudine (Sicília), Daniel Solia (França), Murat Ertel (Turquia), Luzia Vieira (Portugal) e o Coro de Tenores de Neoneli (Sardenha).
12 SET Cineteatro Municipal 21H30

LA MAL COIFÉE

França
"La Mal Coifée" é um quinteto polifónico feminino do sul de França que revisita a canção popular da região Languedoc‐Roussillon num concerto cheio de energia e emoções. Um repertório único que nos transporta por canções universais interpretadas no dialeto dos trovadores medievais – o Occitan.
13 SET Anfiteatro Municipal 21H30

7SÓIS MED.ARAB ORKESTRA

Mediterrâneo
"7Sóis Med.Arab Orkestra" é uma criação do Sete Sóis Sete Luas produzida durante uma residência artística em Israel que reuniu músicos das diferentes culturas musicais do Mediterrâneo. Este projeto original conta com as participações do flautista Hamza Castro (Andaluzia), do percussionista David León (Ceuta), Salim Allal (Argélia), José Peixoto e Sofia Neide (Portugal), e da cantora Nawel Ben Kraiem (Tunísia).
14 SET Anfiteatro Municipal 21H30

JANITA SALOMÉ, VITORINO E CANTA DORES DO REDONDO "MODA IMPURA"

Portugal
Janita Salomé, Vitorino e o Grupo de Cantadores do Redondo dão a voz a Moda Impura. Um projeto de preservação e revitalização do cante alentejano, onde se assumiu um duplo desafio: o de compor modas alentejanas a partir dos textos poéticos escritos por António Lobo Antunes e o de se envolverem, instrumentalmente, modas antigas inscritas na tradição do Alentejo.
15 SET Anfiteatro Municipal 19H00

Exposições

Através de Portas Intransponíveis

Escultura Massimo Bertolini - Toscana, Itália
Um labirinto e o homem no centro, perdido. Esta é a representação sugestiva que o escultor italiano Massimo Bertolini faz da obra "O ano da morte de Ricardo Reis", de José Saramago. Bertolini reconstrói um mundo de palavras com uma escultura feita de vidro, aço, papel, recortes de imprensa, cartazes rasgados, plástico, madeira e ferro, apelando ao espectador para que seja parte integrante da obra.
13 A 15 SET Salão da Junta de Freguesia

O Lugar do Primeiro Amor

Vanda Palma - Castro Verde, Portugal
Na exposição de Vanda Palma, a cerâmica e o papel ajudam a materializar esta estória de memórias de um Alentejo profundo, de meados do século XX, onde um amor que não cumpre a tradição, condena uma moça à má-língua e à vergonha, mas também à superação, coragem e reinvenção. Um conjunto de caixas abriga esta personagem no seu percurso de tragicomédia, habitual no trabalho da autora. A Casa Faleiro oferece o ambiente perfeito para contar esta quase, trágica estória da prima Joana do Monte da Lágrima e seu amado Sebastião do Lugar da Triste Lembrança, ou o Lugar do Primeiro Amor…
13 A 15 SET Casa Jacinto Faleiro

A Terra Mexe no Livro do Ano

Coletivo A Terra Mexe - Castro Verde, Portugal
"A Terra Mexe no Livro do Ano" é a instalação de arte que, nesta edição, ocupa as fachadas da Rua D. Afonso I. O "Livro do ano", do escritor e ilustrador Afonso Cruz, oferece a inspiração aos artistas, artesãos e afins de Castro Verde envolvidos na dinâmica do projeto "A Terra Mexe".
13 A 15 SET Rua D. Afonso I

Continua a mandar Postais!

Coletiva de Artes Plásticas - Castro Verde, Portugal
"Continua a mandar postais!" é a exposição que anima a Loja 30 durante os dias da Planície. Ana Paula Lebre convidou um grupo de artistas amigos e, juntos, conceberam mensagens atuais num suporte cujo desuso nos traz hoje alguma nostalgia. Uma exposição coletiva onde constam os nomes de Alberto Reis, Helena Lousinha, Jaime Lebre, João Lourenço e Ana Paula Lebre.
13 A 15 SET Loja 30

Mostra

Das Flores...ao Mel

Maria José Palma e António Elias - Castro Verde, Portugal
Para além da divulgação deste produto regional, a exposição apresentará alguns objetos e utensílios utilizados na apicultura, ilustrando assim o ciclo do mel. A exposição será complementada com uma demonstração de cresta ao vivo. Durante os dias da exposição, decorrerá em paralelo uma oficina de crochet destinada à criação de bijuteria artesanal.
13 a15 SET A Colmeia – Ateliê 3 do Centro de Promoção do Património e do Turismo

Oficinas de Dança

Oficina de Dança Danças Portuguesas

Banhadas pelo Tejo (Elisabete Pinto)
17H00 * MIRADOURO (junto à Basílica)
Danças de Roda em que toda a gente entra, e danças que toda a gente sabe dançar.
Vem dançar sozinho, dançar a pares, dançar em grupo, com músicas e danças simples que te farão recordar o passado, os teus avós, até quem sabe a saudade da tua terra...
Antigamente, as pessoas juntavam-se entre um trabalho e outro para se conhecerem melhor em redor de um acordeão, e é isso que vamos fazer.
Porque o folclore é uma festa, vem descobri-la nesta oficina de dança!

Oficina de Dança Danças Bascas (Eva Parmenter)

11H30 * FÓRUM MUNICIPAL
Na oficina de Danças Bascas serão abordadas sobretudo danças "mandadas". Entenda-se a aprendizagem de um conjunto de passos que serão bailados aleatoriamente segundo o grupo musical vai ditando.
Estas danças são de carácter festivo e aqui cada elemento inserido na roda, executará os passos floreados de forma individual.
Que dance o corpo e a alma!

Oficina de dança Danças em Cruzeiro no Mediterrâneo: Ida –Hilde van Hemelrijck)

18H30 * MIRADOURO (junto à Basílica Real)
vamos cruzar o Mar Mediterrâneo, passando por França, Itália, Croácia , Albânia, Grécia, Turquia e Israel

Oficina de Dança Danças em Cruzeiro no Mediterrâneo: Volta – Hide van Hemelrijck

10H30 * MIRADOURO (junto à Basílica)
vamos cruzar o Mar Mediterrâneo, passando por Israel, Turquia, Grécia, Albânia, Croácia, Itália e França

Oficina de Dança Danças Europeias Avançadas (Alexandre Matias)

18H45 * MIRADOURO (junto à Basílica)
"Será uma viagem cultural, mas curta, pela Europa com apresentação outras danças tradicionais pouco habituais nos bailes e festivais que decorrrem em Portugal. Danças a Pares, de grupo, danças de linha serão ensinadas no workshop e depois serão colocadas em prática durante a noite que será uma noite de festa, cheia de musica e dança... com DJ MATi@S."

Oficina de Dança Danças Portuguesas a Sul do Tejo (Ana Silvestre)

15H00 * MIRADOURO (junto à Basílica Real)
Siga a roda!
Cantemos e Bailemos o imenso Alentejo... o Alentejo das saias, das danças de roda, das valsas mandadas e das danças mimadas.
E a viagem continua mais a sul com o cante alado dos pescadores nas danças da serra e do mar algarvio.
Bailemos então!!!

Teatro

O Retábulo de Mestre Pedro e Dom Quixote

Do Imaginário, Associação Cultural
Inspirado em trechos da universal obra literária de Miguel de Cervantes, este espetáculo é protagonizado pelo imortal personagem, o cavaleiro andante D. Quixote de la Mancha, o qual, passando um dia numa hospedaria, é surpreendido com o espetáculo de títeres de Mestre Pedro. De novo a metáfora dos sonhos tomados como realidade, a peça propõe ao espetador a visita a uma obra que é um secular legado patrimonial de toda a humanidade.
15 SET Cineteatro Municipal 15h30